Processador: processamento em tempo real

O processador, também chamado de CPU, é responsável por muitos processos, desde as tarefas nativas do sistema operacional até a comunicação com os drivers da sua placa de som.
No Áudio Digital, ele cuida de todo o processamento em tempo real dos softwares. Um bom exemplo disso é quando utilizamos um plug-in de efeito, digamos, um equalizador, em um canal de áudio. A CPU irá realizar todos os cálculos para que possamos escutar o sinal com as alterações impostas pelo efeito.
Ao escolher um processador, a velocidade é o fator mais importante. Isto irá influenciar principalmente na quantidade de plug-ins que você poderá rodar simultaneamente durante a produção.
Um Intel Core i3 ou um AMD Ryzen já tomam conta de um bom recado, mas hoje em dia podemos encontrar computadores de 8 ou 16 núcleos a preço bem acessível.
Sempre que possível, busque processadores compatíveis com tecnologia multi-core e com suporte para tecnologias mais recentes, como PCIe 5.0 e DDR5, pois softwares profissionais, como o Cubase da Steinberg, aproveitam essas inovações para um desempenho otimizado.
Em minha experiência própria, pude comprovar que os processadores da fabricante AMD são muito bons para áudio e o preço costuma ser mais em conta do que os processadores da Intel, portanto não se preocupe com a falta do selinho “Intel Inside” em suas daw’s.
Continue a navegar pelos botões abaixo: