Processamento dedicado para o vídeo
Uma placa de vídeo garante o processamento das imagens do computador, livrando o processador e a memória desta tarefa. É importante no áudio pois as DAW’s (e plug-ins) tem muitas animações, e quando temos muitos eventos separados na janela do projeto o processamento de vídeo se torna pesado.
Marcas como NVIDIA, AMD e Intel fabricam placas de vídeo com drivers de alta performance, garantindo o bom funcionamento do computador ao rodar programas que abusam de recursos visuais. Os softwares para áudio costumam apresentar interfaces gráficas cheias de animações e janelas, o que justifica a necessidade de uma placa de vídeo razoável. Além disso, os próprios sistemas operacionais podem justificar essa necessidade.
Para garantir uma boa performance, procure placas a partir de 2Gb de Memória.
Exemplos de alguns modelos e suas principais características:
GeForce GTX 1650 (G5)
- Memória: 4 GB
- Tipo de memória: DDR5
- Clock de memória: 1665 MHz
- Velocidade da memória: 8 Gbps
- Resolução digital máxima: 7680×4320@120Hz
GeForce GTX 1060
- Clock básico (MHz): 1506
- Boost Clock (MHz): 1708
- Configuração de memória padrão: 6 GB GDDR5
- Largura de banda de memória (GB/s): 192
- NVIDIA CUDA® Cores: 1280
Split Screen
Além da performance, o conforto é um fato a ser considerado. Se você estiver com bastante “tempo” ($$$), procure uma placa que permita ligar vários monitores em “split”. Assim, você poderá organizar as janelas de seu software de produção em dois, ou mais, monitores. Isto irá te dar muito mais conforto na hora de criar suas obras-primas.
Continue a navegar pelos botões abaixo: